Blockchain: quais os principais mecanismos de consenso?

Pedro Pinto
2 min readFeb 12, 2025

--

A Blockchain é uma tecnologia que funciona como um registo digital descentralizado e distribuído, usada para armazenar informações de forma segura, transparente e imutável. Não havendo uma entidade de mediação/validação, existem mecanismos de consenso. Conheça os principais tipos.

O consenso em Blockchain refere-se a mecanismos que garantem que todos os participantes da rede (nós) concordam sobre o estado atual do sistema, mesmo sem confiarem uns nos outros. Na tecnologia blockchain, um nó é um dispositivo ligado à rede blockchain que desempenha várias funções, dependendo do tipo de nó e da rede em questão (falaremos sobre este assunto num outro artigo).

Os mecanismos de consenso são fundamentais para o funcionamento das redes blockchain, pois garantem a integridade, segurança e imutabilidade da informação.

Principais tipos de mecanismos de consenso em redes Blockchain

São 3 os principais tipos de mecanismos de consenso em redes Blockchain:

Proof of Work (PoW)

  • A prova de trabalho (Proof of Work, PoW) baseia-se no poder computacional para resolver problemas matemáticos complexos, que são utilizados para validar transações e alcançar consenso numa rede descentralizada.
  • Este mecanismo é fundamental no funcionamento do Bitcoin e foi historicamente utilizado pelo Ethereum

Proof of Stake (PoS)

  • A prova de participação (Proof of Stake, PoS) baseia-se em validadores que bloqueiam (stake) ativos criptográficos como garantia para validar transações e alcançar consenso numa rede descentralizada.
  • Este mecanismo é utilizado por muitas blockchains mais recentes, como o Ethereum, Polkadot, Cardano e Solana.

PBFT

  • O Practical Byzantine Fault Tolerance (PBFT) é um algoritmo de consenso que se baseia num conjunto de validadores conhecidos para alcançar consenso

Os validadores em blockchain são nós ou participantes responsáveis por verificar, validar e registar transações numa rede blockchain, ajudando a manter o consenso e a integridade do sistema.

Algumas blockchains utilizam modelos de consenso híbridos que combinam características da prova de trabalho (Proof of Work) e da prova de participação (Proof of Stake).

--

--

Pedro Pinto
Pedro Pinto

Written by Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site Pplware.com. Mestre em Computação Móvel pelo Instituto Politécnico da Guarda. Administrador do Grupo de Emergência da Guarda

No responses yet